Cozinha Italiana


Localizada no centro do Mediterrâneo, a Itália é absoluta como a nação que cultivou a arte de fazer maravilhosos pratos utilizando os ingredientes mais simples e onde a vida dura mais tempo.

 

Berço da saudável, deliciosa e rica culinária mediterrânea, foi graças ao encontro de civilizações como gregos e árabes em solo italiano, que fez nascer nesta terra o gosto pela boa cozinha. Cada nação levou consigo novas receitas, aprimorando os sabores da comida mediterrânea.

 

Os pratos italianos têm um sabor marcante que requer o acompanhamento de um bom vinho que também seja marcante. Por essa razão, os italianos são bem rigorosos na escolha do vinho acompanhante. Deliciosos queijos como a mozzarella di búfala, a ricota, o pecorino, o parmesão, o provolone e a burrata e também os salames são itens que estão presentes em qualquer cozinha italiana e que são admirados em qualquer parte do mundo.

 

Acontece que toda vez em que pensamos em cozinha italiana, os pratos que vêm em nossa mente são pizza e pasta. Mas a culinária italiana é muito rica e não pode ser reduzida à apenas esses dois pratos, não importa o quão bom sejam.

 

Muitos modos de preparo foram criados na Itália e tiveram seus nomes devido às cidades de origem, como “à bolonhesa”, “à napolitana”, “à milanesa” que são provenientes das cidades de Bolonha, Nápoles e Milão, respectivamente. Essas e outras várias formas de preparo influenciaram diferentes culturas, principalmente a do Brasil, uma vez que nós somos o país mais italiano, perdendo somente, é obvio, para a Itália.

 

Os ingredientes básicos da cozinha italiana são bem variados, a começar pelo trigo, que é a base das massas, pizzas e pães. Já o arroz, principalmente o arbóreo, são muito utilizados na preparação dos risotos. Entre as carnes, as favoritas são as de vaca, porco, cabra e ovelha, além de frango e pato.

 

Ingredientes como peixes, mariscos, azeite de oliva, azeitona, manteiga, queijos e hortaliças como a berinjela, cebola, abobrinha, pimentão e tomates são bastante utilizados nesta completa gastronomia que ainda conta com frutas típicas, vinho e embutidos.

 

Além das deliciosas e clássicas receitas italianas, tem também o vinho, o café e as famosas sobremesas, dentre as quais está o melhor sorvete do mundo, o gelatto.

 

E você, qual é a sua receita italiana favorita?