Culinária Mediterrânea

Tendo seu início em países da Europa, Ásia e África, a culinária mediterrânea é baseada em alimentos mais leves e naturais e virou tendência entre pessoas que fazem dietas de emagrecimento. A chamada dieta mediterrânea é um estilo de vida voltado para alimentos frescos, naturais, com menos gorduras e que s?o mais saudáveis para o organismo.

Mais conhecida por abdicar dos produtos industrializados, a cozinha mediterrânea baseia-se na ingestão diária de peixes e outros frutos do mar, oleaginosas, leites e derivados cereais, leguminosas e óleos vegetais saudáveis, como azeite de oliva e óleo de coco, que auxiliam na saúde do coração.

O sucesso dessa forma de alimentação fez com que no início de dezembro de 2013, a dieta mediterrânea fosse aprovada pela UNESCO como Patrimônio Imaterial da Humanidade. 

Benefícios da Culinária Mediterrânea


  • Auxilia na prevenção de doenças

Por utilizar alimentos naturais e orgânicos, a cozinha mediterrânea auxilia na diminuição do risco de doenças, uma vez que os produtos s?o livres de agrotóxicos.


  • Aumento na ingestão de fibras

Excelente fonte de fibras alimentares por ser muito rica em legumes e vegetais, que s?o nutrientes importantes para o melhor funcionamento do intestino prevenindo a constipação. Atua também contra doenças cardiovasculares. 


  • Restaura a saúde da pele

Por ser baseada em alimentos ricos em agentes antioxidantes, a culinária mediterrânea reduz as ações dos radicais livres, ajudando na prevenção do envelhecimento precoce e diminuindo o surgimento de acne, rugas e outras marcas de expressão. 


  • Beneficia o cérebro

As castanhas, nozes, amêndoas e outras oleaginosas presentes nessa cozinha, s?o ricas em ômega 3 e 6, ácidos graxos encarregados por melhorar a capacidade cognitiva, prevenindo assim, doenças como Mal de Alzheimer e Parkinson e melhorando a memória. 


  • Ajuda na perda de peso

As fibras encontradas nos alimentos da cozinha mediterrânea asseguram a saciedade de forma duradoura, o que ajuda no controle dos lanchinhos por olho grande”. 


  • Causa bem-estar ao coração

As oleaginosas presentes nessa alimentação possuem ação antioxidante, que diminuem os níveis de colesterol no sangue e melhoram a saúde do músculo cardíaco, prevenindo o infarto e/ou arritmias.